Anos Iniciais

Ensino

Anos Iniciais

O Colégio Santa Rosa reconhece que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. Nosso compromisso é cumprir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Considerando a velocidade com que a educação se atualiza e a sociedade evolui, estamos sempre atentos às oportunidades de inovação.

Informações Gerais
turno da tarde segunda a sexta-feira das 13h15min às 17h15min 20 Horas/aula semanais
Atividades Realizadas
Biblioteca: retirada de livros, incentivo à leitura

Nossa biblioteca é um espaço acolhedor e inspirador, onde os alunos do Ensino Fundamental I mergulham no mundo dos livros e da leitura. Com um vasto acervo de obras selecionadas cuidadosamente, incentivamos o gosto pela leitura e o desenvolvimento da imaginação e criatividade. Além da retirada de livros para levar para casa, oferecemos momentos de contação de histórias e atividades que estimulam a reflexão, o diálogo e o pensamento crítico. 

Hora do Conto

A Hora do Conto é um momento especial em nossa rotina escolar, onde os alunos do Ensino Fundamental I têm a oportunidade de se encantar com histórias fascinantes contadas por um professor especialista. Por meio de narrativas envolventes e atividades interativas, buscamos estimular a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos estudantes, promovendo experiências significativas e enriquecedoras.

Pedagogia Empreendedora

Nosso programa de Pedagogia Empreendedora para o Ensino Fundamental I visa desenvolver habilidades essenciais para a formação integral dos alunos, como autonomia, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Por meio de atividades práticas e projetos pedagógicos, incentivamos os estudantes a explorar sua capacidade empreendedora, a identificar oportunidades e a buscar soluções inovadoras, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.

Recreação, parquinho, dia do brinquedo, atividades lúdicas (1º e 2º anos)

Entendemos a importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças. Por isso, oferecemos um ambiente seguro e estimulante, com espaços de recreação, parquinho e atividades lúdicas especialmente pensadas para os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Além do Dia do Brinquedo, que proporciona momentos de diversão e interação entre os colegas, nossas atividades recreativas visam promover o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional das crianças, incentivando a criatividade, a autonomia e o bem-estar.

Componentes Curriculares
  • Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia, Matemática, Ciências, Filosofia e Empreendedorismo, ministrados pelo professor titular;
  • Educação Física com professor especialista;
  • Língua Inglesa com professor especialista;
  • Educação Tecnológica com professor especialista;
  • Musicalização com professor especialista;
  • Contação de Histórias com professor especialista.
Material Didático

Material didático do Sistema Positivo de Ensino, especial para colégios particulares:

  • Livro Integrado;
  • Caderno de Atividades;
  • Plataforma POSITIVO ON.
Sistema de Avaliação

O processo de aprendizagem é desenvolvido de forma lúdica, respeitando a faixa etária das crianças, sua unicidade e sua lógica, tem por objetivo o letramento e não se destina à alfabetização dos alunos.

O ensino é globalizado, a avaliação é diagnóstica, voltada para o acompanhamento do desenvolvimento da criança em seu processo de alfabetização de forma contínua e sistemática. Os resultados da avaliação são expressos trimestralmente através de Parecer Descritivo, sem retenção do aluno.

O ensino é globalizado, a avaliação é diagnóstica, voltada para o acompanhamento do desenvolvimento da criança em seu processo de alfabetização de forma contínua e sistemática.

Os resultados da avaliação são expressos trimestralmente através de Parecer Descritivo, sem retenção do aluno.

Para os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o ensino é globalizado e a avaliação é realizada por componente curricular, sendo a expressão dos resultados realizada trimestralmente, através de uma escala de notas de 0 (zero) a 100 (cem), sendo o mínimo para aprovação nota 70 (setenta), conforme o que segue abaixo:

  • Primeiro Trimestre: de zero a trinta;
  • Segundo Trimestre: de zero a trinta;
  • Terceiro Trimestre: de zero a quarenta.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo

Nome *
Cidade/UF *
Telefone *
E-mail *
Mensagem *

Leia o que os pais e professores têm a dizer sobre o Colégio Santa Rosa

CTA

Conheça nossa proposta
pedagógica e se encante
com o nosso colégio.

online
Avatar