QUEM SOMOS > Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

O colégio como instituição de ensino pretende promover, ao aluno, acesso ao conhecimento sistematizado e, partir deste, a construção de novos conhecimentos. Auxiliar o aluno no processo de desenvolvimento humano integral, formar cidadãos comprometidos com o seu semelhante, que tenham iniciativa e que sejam críticos e criativos. Estimular a capacidade de escolha do aluno sem influenciar as suas decisões, preparando-os para as suas próprias opções. Desenvolver o potencial dos alunos para serem empreendedores capazes de gerar e principalmente distribuir renda, conhecimento e poder.

Para isso, o colégio aplica a pedagogia empreendedora e baseia-se na metodologia sociointeracionista.

Com uma abordagem humanista, essa metodologia elege como tema central a preparação do indivíduo para participar ativamente da construção do desenvolvimento social, com vistas à melhoria de vida da população e eliminação da exclusão social.

O Colégio promove o Atendimento Educacional Especializado (AEE) às pessoas com deficiência em todos os níveis de ensino bem como o aprendizado ao longo de toda a vida, efetivando esse direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades.

Acreditamos que a participação dos alunos em grupos, torna-os capazes de sustentar seus argumentos, de aceitar a opinião do outro, de partilhar suas experiências e seus conhecimentos.

Enfim, o colégio propõe promover a valorização do conhecimento na mesma proporção e intensidade com que desenvolve a competência nas relações, sempre utilizando a ética, a cidadania, a solidariedade e a responsabilidade social como pressupostos da formação das crianças e adolescentes. Procura manter-se atualizado e em constante diálogo com o meio onde está inserido. O resultado de seu trabalho é totalmente reinvestido na qualificação de suas ações e no aprimoramento de seus serviços e instalações.

Colégio Santa Rosa
Rua Assis Brasil, 76