QUEM SOMOS > Colégio Santa Rosa - 100 Anos de História

Colégio Santa Rosa - 100 Anos de História

CENTENÁRIO DO COLÉGIO SANTA ROSA

Preservando a História e Resgatando Memórias

Há 100 anos formando com valores!

No longínquo ano de 1920, foi fundado em Carlos Barbosa o Colégio Santa Rosa. Carlos Barbosa, vila pertencente ao município de Garibaldi. Pequenina, a vila oferecia poucos atrativos, embora as belezas naturais fossem muitas e maravilhosas.

Por insistência das principais famílias da localidade, a Superiora das Irmãs de São José, Madre Joana Vitória, atendeu ao pedido das irmãs da mesma congregação, dispondo-se a colaborar para o bem e a educação das crianças e das famílias da vila.

Inicialmente, as irmãs só vinham para lecionar, voltando aos sábados para o Convento em Garibaldi.

Mais tarde, fixaram residência na vila, para melhor atender os alunos, que desde o início eram numerosos. Não somente nas salas de aula as irmãs se esmeravam em dar boa formação cristã aos alunos, mas os acompanhavam nas aulas de catequese, às celebrações, etc.

No começo da fundação, muitos desafios foram enfrentados, mas a persistência das irmãs torna fecunda a atuação junto aos alunos. Dia a dia são colhidos os frutos que com muita dedicação semearam.

Passam-se os anos e, D. José Baréa, Bispo em Caxias do Sul, vendo que crescia o número de famílias na vila, nomeia um vigário e cria a Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, que até então era capela.

Carlos Barbosa experimenta o gosto do progresso. Aumenta o número de famílias; cresce a população escolar. Anualmente o número de matrículas aumenta e, então, o prédio onde funcionam as aulas do "Curso Primário", torna-se insuficiente para abrigar tantos alunos.

Já se vivia um problema sério que deveria ser resolvido logo, o prosseguimento dos estudos. Concluído o “Ciclo Elementar", os alunos, para continuar os estudos tinham que se deslocar para outras localidades. Para resolver esta situação, faz-se necessário construir um prédio e implantar em Carlos Barbosa o primeiro "Ciclo Ginasial".

Corre o ano de 1959. Em 25 de setembro, Carlos Barbosa é elevado a município. Fato que muito orgulhou o povo barbosense, incentivando, mais do que nunca, a perseguir e realizar o sonho de ter uma nova escola.

Sob a direção do Pe. Arlindo Marcon, vigário da Paróquia deu-se início à construção do novo prédio escolar, sendo colocada a pedra fundamental pelo governador Ildo Meneghetti.

A comunidade barbosense não mediu esforços para que a obra fosse levantada. Tendo à frente muitas pessoas que contribuíram para que o sonho se tornasse realidade. E assim surgiu um novo prédio, uma nova escola.

Atualmente, o Colégio Santa Rosa é uma instituição privada, sem fins lucrativos, administrado por uma associação, também, sem fins lucrativos, a Associação Cultural Santa Rosa, criada em 1959, neste conselho participam pais de alunos estudantes do Colégio.