Colégio Santa Rosa Brilha no 1º Concurso de Sustentabilidade Criativa da Cooperativa Santa Clara

Alunos do 7º Ano B recebem Menção Honrosa pelo Projeto "Abelhas na Escola"

Em um compromisso contínuo com a educação ambiental, os alunos do 7º ano B do Colégio Santa Rosa participaram com entusiasmo do 1º Concurso de Sustentabilidade Criativa promovido pela Cooperativa Santa Clara, por meio do inspirador programa "Plantando o Bem". Este projeto visa conscientizar crianças e adolescentes sobre ecologia, alimentação saudável e sustentabilidade.

O destaque foi para o projeto inovador intitulado "Abelhas na Escola", coordenado pela professora Géssica Dietzmann. Desde março de 2023, os estudantes mergulharam no universo das relações ecológicas por meio da disciplina de Ciências. Uma palestra com um meliponicultor e uma bióloga deu o pontapé inicial, seguida pela doação de um enxame de abelhas sem ferrão pela diretora Neusa S. Farneda.

O enxame encontrou seu lar no parquinho da escola, sob os cuidados dos estudantes. Eles desenvolveram planilhas para um controle quinzenal de manejo, compartilhando conhecimento com outras turmas sobre a presença das abelhas, seus cuidados e a importância ecológica.

A segunda fase do projeto envolveu a produção de iscas de captura de enxames, que foram colocadas em uma área verde próxima à escola. Muitos alunos levaram essas iscas para casa, contribuindo ativamente para a preservação das abelhas. Além disso, a pintura de casinhas de abelha foi realizada e exposta na Expo Santa Rosa.

O próximo capítulo deste projeto inovador será escrito no próximo ano, quando os alunos planejam compartilhar seus conhecimentos através da entrega de exames e oficinas de manejo e cuidados em escolas públicas interessadas. Isso culminará na transmissão responsável dos cuidados com os enxames para as próximas turmas de 7º ano.

O Colégio Santa Rosa parabeniza todos os envolvidos por essa conquista notável, ressaltando o compromisso duradouro com a educação, sustentabilidade e a formação de cidadãos conscientes. Juntos, estamos plantando o bem para um futuro mais sustentável!

#Sustentabilidade #EducaçãoAmbiental #PlantandoOBem