Intercâmbio Estudantil

PROJETO INTERCÂMBIO ESTUDANTIL

O Colégio Santa Rosa em parceria com o Colégio Liceo Y Pre Universitario Nuestra Señora Del Carmen Salesiano de Salto- Uruguai realizam, anualmente, um Intercâmbio Estudantil, envolvendo alunos do Ensino Médio. No primeiro semestre os alunos uruguaios passam uma semana no Colégio Santa Rosa e no segundo semestre nós levamos nossos alunos para o Uruguai.

O objetivo é possibilitar aos estudantes e professores a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas entre discentes e docentes destes dois países, envolvendo toda a comunidade escolar. Potencializar esta experiência como uma meta que convide à construção de laços fraternos entre as instituições e a própria comunidade, construindo critérios comuns de amor à vida, respeito ao meio ambiente e o fortalecimento dos vínculos de amizade. Implantar um projeto comum onde os estudantes possam desenvolver uma visão mais compreensiva do mundo em que vivem, favorecendo a construção do seu próprio projeto de vida.

Na semana de 03 a 07 de junho treze alunos e dois professores uruguaios estiveram na escola, participando, no turno da manhã, das aulas junto com os nossos alunos do Ensino Médio e à tarde visitaram alguns pontos da nossa cidade e de cidades vizinhas.

No dia 03 de junho – Visita a uma unidade da Tramontina

No dia 04 de junho – Visita ao Salto Ventoso / Farroupilha

No dia 05 de junho – Visita à Vinícola Miolo / Vale dos Vinhedos

No dia 06 de junho – Visita à Granja Cichelero

No dia 07 de junho – Visita ao Museu da PUC / Porto Alegre

As fotos abaixo mostram não somente a alegria do encontro como a importância desta integração.

Agradecemos a todos, que de uma forma ou outra se envolveram neste projeto e, principalmente, a treze famílias barbosenses que abriram suas casas para hospedar os alunos uruguaios. Experiências como esta são muitas ricas. Receber bem é uma das nossas características e isto ficou nítido no rosto de cada aluno que aqui chegou.

Muito Obrigada a todos.